APROVEITANDO MATERIAIS “DESCARTÁVEIS”

reciclagem

Com pouco investimento, uma pitada de paciência e criatividade é possível transformar ambientes, com materiais que muitas vezes são descartados. O Studio dá dicas para você aproveitá-los. Vamos Conferir?

Pallets

Os pallets são peças em forma de “caixotes” utilizados para transporte de mercadorias de forma protegida. Devido a sua resistência, eles podem ser reaproveitados para desenvolvimento de móveis e objetos com funções diferentes.

O Studio desenvolveu módulos com rodas de silicone para disposição e organização do espaço.Foram selecionadas algumas peças que estavam em boas condições, desmontadas e retirados pregos presos às ripas de madeira. Após isso, as peças foram lixadas e cortadas nos tamanhos necessário.

2067_big

mesa_palete_3

A montagem foi feita em etapas. Primeiro os retângulos que dão forma ao móvel, em seguida o travamento nos cantos para amarrar todas as peças, com um espaçamento de 5 cm. Logo após, fixadas as réguas que fazem o fundo dos módulos e as rodinhas.

modulosemverniz (1) modulocomverniz (1)

O ultimo passo foi a aplicação do verniz náutico incolor e fosco. O resultado vocês veem abaixo.

modulo

mesalateral

 

Como os pallets têm medidas diferentes, é possível desenvolver módulos de diversos tamanhos, podendo assim criar composições para vários ambientes, como mesa lateral, criado-mudo, mesas de centro, nichos, sofás, poltronas entre outros.

Carretéis de Madeira

Usado para transporte de fios e cabos, os carretéis de madeira tem diversas alturas e diâmetros, podendo assim serem transformados em mesa de centro, lateral e jantar.car     menores1

Também foram selecionadas as peças com melhores condições de uso. Em relação aos pallets, o processo de “restauro” dos carretéis é bem mais simples, pois não precisa ser desmontado. É necessário apenas lavar (esperar a madeira secar bem), lixar e envernizar. Foi utilizado verniz náutico para dar maior resistência.  O resultado vocês veem abaixo.

mesafrigobar

Além de trabalhar com a criatividade e ser ecologicamente correto, o aproveitamento de materiais já utilizados, transmitem as marcas de uma função passada e aliam valor sentimental a uma boa história.

Texto: Studio Neuville

Ilustração: Marcelo Arradi Schieri

Fonte imagem 1: ideiasgreen.blogspot.com /Fonte imagem 2: www.reikal.com.br /Fonte imagem 3,4,5,6 e 9: Studio Neuville /Foto imagem 7: beatriz13out.blogspot.com /Foto imagem 8: tarinutilidades.wordpress.com

 

Por :
Comentários :0
Sobre o autor
Studio Neuville é um escritório de Arquitetura, Urbanismo e Design formado pelas arquitetas Viviane Denadai e Camila Borgo. Rua Santa Mônica, 144 - Sala 06 - Jaú, SP - Tel.: (14) 3416-9167

Deixar uma resposta

*

captcha *