Quem não se deslumbra ao se deparar com ambientes sofisticados e soluções criativas, as quais transformam pequenos ambientes em espaços amplos? Nós do Studio Neuville comparecemos à Casa Cor São Paulo 2014 e visitamos ambientes que nos mostraram essas sensações. Falaremos de algumas tendências e detalhes que nos chamaram atenção.
Cores
De uma forma geral, grande parte dos ambientes foram projetados com materiais naturais, cores e texturas em tons escuros. Nestes, os tons predominantes foram: cinza, preto, dourado e chocolate. Já nos ambientes mais claros, foram utilizados tons pastéis como bege, marrom e variações de off white, criando um equilíbrio entre objetos coloridos.
Materiais
Raízes, troncos, peles, pedras e muita madeira, esses foram os elementos mais notáveis nos ambientes. Seja individualmente ou formando uma composição, todos apareciam de forma rústica em diversas situações. Madeira como textura de parede, pele como tapete e almofada, pedras revestindo áreas de banho e troncos e raízes formando mesas ou lustres esculturais.
Objetos
Esculturas de personagens, toy arts e animais traziam personalidade aos ambientes. Para ambientes mais sóbrios, galhos secos revestidos em folha de ouro davam sofisticação.
Iluminação
A aplicação da iluminação valoriza o ambiente e o torna cenográfico. Foi possível notar sua aplicação como arte, através dos efeitos nas paredes e nos designs inovadores de lustres e luminárias, algumas vezes remetendo um passado industrial ou um futuro ainda mais tecnológico.
Os queridinhos do Studio Neuville
Diante de todas as propostas apresentadas no evento, selecionamos as que mais nos chamaram atenção, como ao entrar na aconchegante “Casa de Campo” de Sig Bergamin, ao som de música clássica, objetos e móveis esculturais, vasos com plantas secas ou em seu estado natural e aroma de laranja.
Já a proposta de Paola Ribeiro de Oliveira, para o “Living do Empresário”, predominam tons pastéis, iluminação acolhedora, materiais rústicos e elementos decorativos trazendo equilíbrio em forma de cor.
A “Sala de Almoço” de Esther Giobbi repleta de nostalgia, dos almoços em família tipicamente italianos, com a mesa repleta de pães, biscoitos e limões sicilianos.
E para finalizar, o “Home Office” de Beatriz Dutra, com cores aconchegantes, misturando objetos contemporâneos e alguns vintages, os quais se contrastam com o lustre em cobre.
Texto: Studio Neuville
Ilustração: Marcelo Arradi Schieri
Imagens: Studio Neuville